+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Planta de servidores da Lenovo, no Brasil, tem infraestrutura Categoria 6A
2015-08-06

Cabeamento estruturado Categoria 6A SYSTIMAX®, da CommScope®, foi instalado pela i9 SMT com materiais fornecidos pelo Grupo Policom®

Confiabilidade. Esse conceito permeou todo o projeto da planta de servidores da Lenovo, em Itu (SP). Nessa unidade, a solução foi a instalação de rede de cabeamento estruturado Categoria 6A.

Com área total ao redor de 1.100 metros quadrados, essa unidade de produção da Lenovo foi inaugurada em setembro de 2014 e absorveu a produção da linha de servidores X86, da IBM. Além da produção dos servidores, neste local são realizados os testes dos produtos, assim como a configuração das máquinas, a instalação de software, o download de firmware e os testes de run-in em computadores (laptop/desktop/all-in-one). Por esses motivos, além de ser confiável, a rede é dedicada, tem cerca de 1.300 pontos e atende ao redor de 150 pessoas.

A criação desse espaço, como explica Roberto Perez – gerente de Facilities & Manutenção – exigiu o remanejamento da linha de produção de notebooks e desktops, envolvendo outros 600 postos de trabalho Categoria 6. “Queríamos uma solução top de linha para atender o novo produto.  A escolha recaiu em cabos Categoria 6A da SYSTIMAX devido à confiabilidade do cabo Categoria 6A e à velocidade de transmissão”, informa, lembrando que esta é “a primeira aplicação da tecnologia 6A na Lenovo, no Brasil”. A rede é interligada ao servidor, instalado em outra edificação dessa planta industrial localizada na divisa de Itu com Sorocaba, via fibra óptica monomodo TeraSpeed.

A implantação dessa nova infraestrutura em um prédio já existente trouxe alguns desafios para a i9 SMT. “Como o cabeamento Cat. 6A tem espessura e peso por metro quadrado muito superior aos cabos Categoria 6 comumente usados, foram necessárias adequações, pois o dimensionamento dos leitos, calhas e dutos foi difícil e trabalhoso”, comenta Nelson Moraes, diretor da integradora.

À essa necessidade somou-se o prazo de instalação escasso. “Tivemos dois meses para fazer a migração da linha de produção e a instalação das duas redes”, lembra Flávio Cavalheri – também diretor da i9 SMT – frisando que, juntas, “as duas redes somam quase 2.000 pontos e se interligam aos servidores com fibra óptica”.

Na migração da planta situou-se outro gargalo, uma vez que o remanejamento da linha de notebooks e desktops foi realizado sem necessidade de interromper a produção, levando a equipe da i9 SMT a realizar os trabalhos mais críticos à noite e nos finais de semana.

“Estamos satisfeitos com os produtos. Trabalhamos corporativamente com a solução SYSTIMAX. Atendimento e suporte da i9SMT é excelente, e o suporte da Paris Cabos® e da Commscope com a Lenovo como cliente final foi muito importante para o sucesso do projeto. Um dos principais desafios foi ter os produtos entregues no prazo para não comprometer o cronograma do projeto, sem perda da qualidade esperada. Neste caso, o projeto foi executado no prazo e na qualidade esperada”, comemora Perez.

Para o Grupo Policom, os desafios também se relacionam ao prazo. Como recorda Claudinei T. Maia, diretor Comercial da Paris Cabos, “para atender o fornecimento da nova planta de servidores da Lenovo foi preciso trabalhar com a criticidade de prazo e a oferta de tecnologia de ponta que atendesse a alta performance, já que parte da instalação é direcionada à realização de testes dos produtos“. Destaca, também, a satisfação em ofertar a solução para a primeira instalação Categoria 6A da Lenovo, no Brasil.  “Equacionados esses problemas” – garante Maia – “foram assegurados os 100% de disponibilidade de uma solução top de linha e com alta performance através de um parceiro, a I9 SMT, que também prima pela qualidade de seus serviços”.

Tecnologias aplicadas

Na planta de servidores da Lenovo, o destaque fica com o cabeamento estruturado, que consumiu cerca de 34 km de cabo UTP GigaSpeed X10D Cat.6A SYSTIMAX, do fabricante Commscope, que pode ser considerado o cabo categoria 6A de menor diâmetro disponível no mercado. Isso foi viabilizado pela aplicação da plataforma de Tecnologia de Materiais Otimizados (OMT), que, além de reduzir o núcleo do cabo, otimiza a performance de transmissão, característica fortalecida pelos conectores e patch cords GigaSPEED X10D, que minimizam o crosstalk dos canais internos e também crosstalk entre canais próximos. A série 91B incorpora um design ergonômico que acelera o processo de manuseio e terminação. Os cabos foram projetados para suportar um teste agressivo de 6 canais ao redor de 1, cuja configuração o CommScope Labs acredita ser a mais desafiante. Os cabos série 91B são especificados a 550 MHz para suportar aplicações de alta largura de banca a 10 Gb/s.

Outro diferencial nessa instalação na Lenovo é a aplicação de oito unidades do painel angular descarregado modelo M4800A SYSTIMAX, em vez de patch panel convencional. Este produto suporta até 48 jacks Cat.6A SYSTIMAX por uma unidade de altura. O formato angulado do painel oferece melhor aproveitamento do espaço e melhor organização dentro do rack, por dispensar guias de cabo horizontal.

A tomada MGS600 GigaSPEED X10D da linha SYSTIMAX 360, compatível com todos os espelhos, caixas de superfície e painéis modulares da CommScope, está presente. São 1.144 jacks RJ-45 que construídos com técnicas patenteadas de contatos cruzados (que reduzem o alien crosstalk no canal) combinadas com uma nova tecnologia de placa de circuito impresso. A MGS600 aliada com os cabos e cordões 10G da linha SYSTIMAX 360 resultam em performance 10G para o canal com menos restrições que os padrões especificados pela indústria. Além disso, a MGS600 é compatível com qualquer categoria anterior de cabeamento.

A rede tem os servidores interligados via cabo óptico LazrSPEED 150 multimodo 50/125 microns de 12 fibras com capa LSZH que, entre seus diferenciais, alinha largura de banda de 10 Gb/s até 150 metros e a capa é livre de halogêneos, ou seja, em caso de incêndio, a capa não emitirá gases tóxicos. No total, foram usados 3,5 km de fibra óptica, além dos demais itens de conectividade óptica como cordões ópticos e bastidores ópticos mantém o desempenho 10 Gb/s, assim como bastidores ópticos modelo SYSTIMAX 360 G2, que se destacam pelo design elegante e pela flexibilidade de uso e de instalação, facilitando expansões da rede, quando ocorrer. O bastidor conta com seis acopladores LC duplex, resultando na capacidade total de 48 fibras em uma unidade de altura (12 fibras por módulo), otimizando o consumo de espaço no rack.

Toda organizada em GP Racks Server, marca exclusiva do Grupo Policom, a rede da Lenovo é certificada pelo novo certificador DSX 5000 Versiv da Fluke Networks.

Sobre a Lenovo

Resultado da fusão de duas das companhias com mais história em tecnologia e negócios: a Legend Holdings, da China, e a Divisão de Computação Pessoal da IBM, dos Estados Unidos, a Lenovo gera mais de US$ 16 bilhões de receita anual. O legado da Lenovo – tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes – resultou em um modelo de negócio baseado em um conceito e estratégia que chamamos de “worldsourcing”, onde idéias, operações e recursos não têm fronteiras e são totalmente adaptáveis. O resultado: uma nova forma de pensar para um novo mundo, proporcionando inovação para os clientes.

A Lenovo possui núcleos operacionais em Pequim; Raleigh, Carolina do Norte; Cingapura e Paris, um núcleo de marketing em Bangalore, Índia e importantes centros de pesquisa em Yamato, Japão, Pequim, Shanghai e Shenzhen, na China e em Raleigh. A companhia tem agora mais de 23.000 funcionários no mundo inteiro, incluindo 1.700 designers, cientistas e engenheiros, representando uma ampla variedade de nacionalidades e idiomas, mas que, ao mesmo tempo, trabalham com uma única visão e linguagem: fabricar os computadores pessoais mais inovadores do mundo.

A Lenovo dedica-se à construção dos melhores computadores pessoais do mundo. O modelo de negócio da Lenovo é desenvolvido com inovação e eficiência operacional, voltado para a satisfação dos clientes, assim como foca investimentos em mercados emergentes. Formada pela aquisição da antiga IBM Personal Computing Division peloLenovo Group, a companhia desenvolve, fabrica e comercializa produtos tecnológicos confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar com serviços utilizados mundialmente. A Lenovo tem importantes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Xangai e Shenzhen (China) e Raleigh (Estados Unidos).

Sobre a i9 SMT

Fundada em 2011, a i9 SMT já está entre as referências no mercado de engenharia de instalações industriais, soluções de infraestrutura e automação industrial, atendendo a grandes empresas nacionais e multinacionais com serviços diferenciados em projetos, Instalações Industriais e Consultoria, visando aumentar a competitividade e produtividade através de um relacionamento próximo, transparente e de confiança mútua. Além disso, a i9 SMT oferece a seus clientes as melhores soluções, desde o projeto à execução, sempre buscando atender e superar as expectativas, qualidade requerida e prazo de entrega esperados.

Com soluções end-to-end, a empresa desenvolve o projeto em parceria com o cliente, especificando os materiais e implementando a infraestrutura, seja ela elétrica, hidráulica, pneumática ou rede estruturada.

Atualmente, a i9 SMT é integrador/instalador certificado Partner Pro da Commscope para as linhas Uniprise e SYSTIMAX.

A i9 SMT conta times multidisciplinares formados por mais de 30 profissionais especializados, desde engenheiros elétricos e de automação, técnicos em rede, eletrotécnicos, eletricistas de manutenção, montadores mecânicos e auxiliares de manutenção. Todos os profissionais são treinados e reciclados nas normas nacionais e internacionais (NR-10/11/12/18/35 e ANSI/TIA/EIA 568 e ESD20.20s), além de treinamentos em segurança do trabalho, boas práticas de instalações, treinamentos comportamentais e de atendimento ao cliente.

Sobre a CommScope

A CommScope® (www.commscope.com) exerceu um papel fundamental em quase todas as redes de comunicações mais importantes do mundo. Criou a infraestrutura que conecta as pessoas com as tecnologias por meio de cada inovação. O portfólio de soluções de ponta a ponta inclui tudo o que os clientes necessitam para construir redes tradicionais e sem fio de alto rendimento. Embora a tecnologia evolua, a meta continua sendo a mesma: ajudar os clientes a criar, inovar e desenvolver mais rápido e melhor. A empresa tem com foco conectar e fazer evoluir as redes para os negócios em casa, no trabalho e em movimento. CommScope, LazrSPEED, Uniprise e SYSTIMAX são marcas comerciais registradas da CommScope, Inc.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) investe no atendimento do cliente com produtos de alto valor agregado e de preço acessível, que pode ser adequado ao orçamento do cliente sem redução da qualidade final do projeto. Caracterizando-se, também, por atuação comercial flexível, o Grupo Policom insere inovação e criatividade em seu DNA, agregando entre seus diferenciais competitivos o fato de ser 100% brasileiro. Além disso, seus colaboradores são focados no desenvolvimento e na criação de soluções que atendem os clientes e transfiram conhecimento tanto aos parceiros comerciais, quanto ao cliente final.

Essas características preservadas e fortalecidas ao longo desses 20 anos mantém o Grupo Policom como referência no mercado nacional de distribuição de produtos dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP. Sua atuação estende-se aos mais diversos setores produtivos, a exemplo de operação crítica, data centers, infraestrutura de transporte e logística, portos e aeroportos, ambientes corporativos, redes varejistas e shopping centers, hospitais, universidades, indústrias, estádios e arenas esportivas, estacionamentos etc.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP) e Policom Paraná (Curitiba-PR), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados é um espaço direcionado a treinamento, capacitação e demonstração das soluções de alta tecnologia comercializadas, funcionando como um showroom aberto à visitação pelos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.

Designed by NeoWare