+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Redes Inteligentes - Smart Grid
2016-07-29

Redes Inteligentes - Smart Grid

Conheça o projeto Redes Inteligentes (Smart Grid) da AES Eletropaulo: link Youtube

Aula São Paulo - Projeto Smart Grid da AES Eletropaulo

link Youtube

Especialistas em energia enriquecem o Aula São Paulo e ajudam a pensar o futuro

Diante de uma plateia atenta, três visões alimentaram ontem a curiosidade do público sobre as possibilidades para o futuro da energia nas metrópoles

A abertura do Aula SP na tarde desta segunda-feira, 26, foi feita pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, por meio de vídeo especialmente gravado para a ocasião. O secretário é um entusiasta deste programa paulista - gratuito e aberto ao público - de atualização e debates.

Logo após o secretário, o presidente da Emplasa, Renato Viégas, oficialmente agradeceu a presença do público de aproximadamente 200 pessoas e desejou uma tarde proveitosa a todos.

O secretário Estadual de Energia, José Aníbal, também presente ao evento, fez uso da palavra e iniciou os trabalhos lembrando a importância da energia para São Paulo, terceiro maior conglomerado urbano do mundo, onde moram 22 milhões de pessoas, com todas as vantagens e desvantagens que estes números trazem. Aníbal mostrou uma foto antiga do centro da cidade, invocando tudo o que teve de ser construído nos últimos 140 anos e recordando a importância da energia elétrica para o crescimento da cidade. "O que vai ser exatamente o futuro, não sabemos. Mas, o que está claro é que a centralidade deverá estar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para tanto, tudo o que puder ser adicionado em termos de qualidade vida, precisa ser feito urgentemente. O desafio da energia é enorme, no Brasil todo", concluiu.

O vice-presidente da Eletropaulo, Sidney Simonaggio, empresa apoiadora desta edição do Aula SP, também fez uma pequena introdução ao encontro considerando as ligações históricas entre a Eletropaulo e a cidade de São Paulo: "estamos imbricados", lembrou o executivo.

Carlos Leite, especialista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Mackenzie, foi o primeiro a falar, e também invocou o crescimento exponencial de São Paulo: "crescemos mais de 20.000% na mancha populacional e mais de 40.000% no tamanho da mancha urbana", ensinou. "Mas, as cidades sempre foram o centro das diversidades e sua potência está justamente na concentração da diversidade. São as correntes inovativas que fazem as transformações. Precisamos ter inteligência territorial para aproveitar as oportunidades e investir em infraestrutura", concluiu, adicionando que é preciso gerar "urbanidade" e resgatar a inteligência metropolitana. Para ele, devemos entender que vivemos hoje em sistemas complexos que demandam, mais do que nunca, uma abordagem sistêmica.

O professor Sidnei Martini, prefeito do campus da Capital da Universidade de São Paulo (USP), comentou o Sistema Integrado de Gestão da Infraestrutura Urbana (Siginurb), projeto desenvolvido pelo Programa de Pesquisa e Experimentação para a Sustentabilidade do Campus (Propesc), que contempla, inclusive, o Plano Mestre de Iluminação do Campus da Capital da USP. Por sua apresentação, ficou claro que a Cidade Universitária é um excelente laboratório de pesquisa e experimentação para a aplicação de conceitos de cidade inteligente - com suas 80 mil pessoas circulando diariamente, 2.000 moradores, fauna e flora locais, etc -- e uma exigência altíssima, de primeiro mundo, em termos de serviços e infraestrutura.

O prefeito Martini lembrou também que é preciso formar hoje "pessoas que vão operar cidades" e que um dos principais sensores atuais, a despeito de qualquer tecnologia de ponta, é o próprio cidadão, com todos os meios de que dispõe para participar e dar a sua opinião.

Sidney Simonaggio, VP da Eletropaulo, retomou a palavra ao final e contou um pouco do imenso desafio da empresa para atender e distribuir energia elétrica para uma cidade como São Paulo, pelo menos quatro vezes mais densa do que o Rio de Janeiro. Segundo ele, foi a tecnologia que permitiu o telegerenciamento que de fato diminuiu custos e aumentará a qualidade dos serviços. Simonaggio também comentou rapidamente a experiência de sua empresa em Barueri, o primeiro município em região metropolitana do Brasil a ter rede inteligente de distribuição de energia até 2015. A concessionária está investindo por lá mais de R$ 70 milhões, como o maior projeto "Smart Grid" do país, que contemplará 60 mil clientes, beneficiando cerca de 250 mil pessoas.

O mediador e editor das perguntas, ao final do debate, foi o jornalista Matthew Shirts, redator-chefe da revista National Geographic Brasil, coordenador do site Planeta Sustentável e colunista da Veja São Paulo.

O QUE É AULA SP

Aula São Paulo é um projeto desenvolvido desde 2012 pela SDM e pela Emplasa que tem por objetivo receber a visita de especialistas em desenvolvimento urbano de renome nacional e internacional para apresentar, aberta e gratuitamente, boas práticas mundiais em planejamento e governança metropolitana.

AES ELETROPAULO. Workshop Smart Grid - FIESP 29/07/2015

link PDF

AES Eletropaulo detalha o projeto Smart Grid de Barueri

link PDF SmartGrid
link PDF SmartEnergy
link SmartGridToday
link Youtube

Designed by NeoWare