+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Como avaliar o risco na ABNT NBR 5419:2015
2016-08-22

O procedimento básico para gerenciamento de risco na ABNT NBR 5419:2015, a nova norma para SPDA, é uma vez identificada a estrutura e seu conteúdo, identificar todos os tipos de perdas e seus correspondentes riscos. Então, a partir da avaliação do risco para cada perda, definir a necessidade de proteção sempre que o valor inpidual de cada risco for superior ao tolerável. Além disso, é necessário também avaliar a eficiência do custo de proteção, comparando-o com o custo das perdas com e sem a adoção das medidas de proteção.

Intuitivamente é possível supor que dificilmente a indicação será de não adotar nenhuma medida de proteção; o grande desafio é adotar as medidas de proteção necessárias e suficientes para mitigar e controlar o risco a valores toleráveis. 

A norma trata que: "Onde a proteção contra descargas atmosféricas for exigida pela autoridade que tenha jurisdição para estruturas com risco de explosão, pelo menos um SPDA classe II deve ser adotado" e também menciona que: "Exceções ao uso de proteção contra descargas atmosféricas nível II podem ser permitidas quando tecnicamente justificadas e autorizadas pela autoridade que tenha jurisdição."

Este é um avanço da norma, que considera a adoção das medidas de proteção uma decisão embasada, com base numa análise com premissas bem definidas, sem necessariamente "pecar pelo excesso, adotando SPDA em todos os casos". 

No trecho: "Em complemento, as autoridades que tenham jurisdição podem permitir SPDA nível III onde houver uma baixa frequência de atividade atmosférica e/ou baixa sensibilidade dos conteúdos da estrutura garanta isso", mais uma vez fica evidente que o grande desafio dos técnicos e engenheiros está em definir as medidas de proteção ajustadas à cada necessidade.

Referência: ABNT NBR 5419:2015 - Parte 2: Gerenciamento de Risco. 

https://www.linkedin.com/pulse/como-avaliar-o-risco-na-abnt-nbr-54192015-patr%C3%ADcia-lins?trk=hp-feed-article-title-comment


Designed by NeoWare