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MUDE A GESTÃO DA SUA EMPRESA COM OS INDICADORES DE DESEMPENHO
2016-09-13

 

 

 

Mude a Gestão de sua Empresa com os Indicadores de Desempenho

 

 

Indicadores-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator KPI,ou até mesmo como "Key Success indicator" KSI), são ferramentas degestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho esucesso de uma organização ou de um determinado processo, indicandoquão bem os processos dessa empresa estão, assim permitindo que seusobjetivos sejam alcançados. Portanto, este artigo tem como objetivo definir oque são os indicadores de desempenho, a função deles na empresa e como é implementado.

 Palavras-chave: Indicador Chave de Desempenho; KPI; KSI

 1 - INTRODUÇÃO

 Emtempos onde a competitividade domina o mercado cada vez mais, é muitoimportante a apresentação de diferenciais e o controle no meio produtivo. Amedição do desempenho de uma empresa é imprescindível para a retirada deinformações e tomada de decisões importantes. Nesse sentido, os dadoscoletados possibilitam a empresa à melhor visualizar os resultados e as tomadas de decisões, a qualificação dos dados possibilita a redução do grau de incertezaquanto à tomada de decisão pelo gestor.

 As medições de desempenho são sinais vitais de organização, comunicando aestratégia para baixo e os resultados para cima e, englobando a totalidade doentendimento de metas, métodos e relações causa-efeito consideradas naestratégia. (Hronec, 1993)

 2 - DESENVOLVIMENTO

 Uma frase dita por Deming (1900) "o que não é medido, não pode sergerenciado" atribuído a importância dos indicadores de desempenho. Medir oque está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o alcance dasmetas organizacionais ou departamentais de propostas são ótimas ações para aanálise e o crescimento não só de um setor, mas também de uma empresa.Portanto, os indicadores de desempenho podem ser definidos como sendoinstrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliaçãonas empresas, assim permitem ao setor administrativo acompanhar o alcancedas metas, identificarem avanços, melhorias de qualidade, correção deproblemas e as necessidades de mudança.

 2.2 – Aspectos importantes para a medição de desempenho

 A informação é um fator muito importante para a competição no mundo dosnegócios, sendo assim, surge a necessidade da identificação, por parte das empresas, do papel de coletar os dados, analisar e tomar as decisões cabíveispara cada caso. As informações que são coletadas através dos indicadores dedesempenho em uma empresa pode muitas ajudar na tomada de decisõesimportantes no meio produtivo.

 Em uma empresa para a implementação dos indicadores de desempenho énecessário buscar o apoio do setor administrativo, do comprometimento dos gerentes envolvidos para a produção de um sistema fácil e de um bom entendimento a todos.

 “O sistema em primeiro plano deve conter a interface do usuário, onde o mesmo encontra a apresentação e as metas a serem alcançadas. No segundo plano, osistema deve possuir um sistema de informaçãoexecutiva, onde a coleta de dados é feita automática,evitando qualquer tipo de erro. Em Modelos de Simulação, terceiro plano, o sistema deve serhabilitado a projetar os resultados para o futuro sebaseando em todos os dados obtidos até o momento,caso for necessário, também deverá fornecer dadospara as mudanças preventivas.” Back (2002).

 Os indicadores de desempenho para uma empresa podem ser consideradoscomo sinais vitais para bons resultados almejados no futuro. Com a retirada deinformações no ambiente externo e também no ambiente interno, conseguimosuma base de dados relevantes para a tomada de decisões, assim aplicando-asdevidamente. Em seguida, podemos compará-las com os padrões estabelecidos, caso não atingir as metas propostas pela empresa podemos tomar novasdecisões corretivas, caso for necessário. Uma forma esquemática resumidadessa interação pode ser visualizada na Figura 1:

 

 

 

 

Figura 1 – Interação da Informação com o processo decisório.

  3 – CONCLUSÃO:

 Com este artigo pode-se concluir que os indicadores de desempenho tem um papel fundamental no crescimento das Empresas.

 A utilização dos mesmos na Gestão deve ser realizada através de métodos. A implementação dos indicadores é possível apenas quando os Gerentes envolvidos tem o conhecimento necessário sobre os mesmos e também das metas a serem alcançadas para a Empresa, assim podendo tomar decisões importantes para o futuro.

 4 – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 BACK, R. S. – Um método para definição de Indicadores de Desempenhoaplicado à gestão de projetos de Sistemas de Informação. Dissertação deMestrado Executivo, Porto Alegre 2002 – Universidade Federal do Rio Grande doSul

 DEMING, W. Edwards. Out of the crisis: quality, productivity and competitive position. Cambridge: Cambridge University Press, 1986

HRONEC, S. Vital signs: using quality, time, and cost performance measurements to chart your company’s future. USA: Arthur Andersen Co., 1993

 

 

 

 

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ARTIGO – Manoel Porta – MP Consultoria – http://mccpconsultoria.com.br

 

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