+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

SETOR DE TI DEVE CRESCER 8,8% EM 2016, APONTA PESQUISA
2016-09-29

 

Data Center e Cloud estão entre as áreas que impulsionarão o mercado nacional

29 September 2016 escrito por DatacenterDynamics

De acordo com um estudo patrocinado pela Cisco e Intel, realizado pela Pyramid Research, o setor de Tecnologia da Informação gerou no Brasil um total de US$ 50,2 bilhões em investimentos em 2015. Apesar do baixo crescimento econômico do país, o setor de TI deve continuar expandindo em 2016, a uma taxa de 8,8% em comparação ao ano anterior, gerando cerca de US$ 54,6 bilhões em investimentos.

O estudo que originou o white paper “Infraestruturas Hiperconvergentes: Transformando o Ambiente do Data Center” aponta que o crescimento do mercado de TI brasileiro é impulsionado por algumas soluções específicas. Entre elas estão computação em nuvem, virtualização, projetos relacionados a big data e analytics, infraestrutura e data center. A pesquisa aponta que, desconsiderando o impacto cambial, o segmento de cloud computing deverá crescer 27,5% em 2016. Data center é a outra área que também impulsiona o mercado de TI brasileiro.

“A virtualização é a grande tendência mundial daqui para frente. Mas para dar suporte ao seu crescimento, será necessária uma infraestrutura capaz de atender as crescentes demandas por agilidade operacional e espaço de armazenamento”, comenta Adriano Gaudencio, diretor Regional de Arquiteturas e Soluções da Cisco.

“Há um grande potencial no Brasil para investimento em TI. As empresas estão cada vez mais enxergando valor na implementação de soluções e inovação, que impulsionam melhorias na produtividade e geram eficiência, competitividade e lucratividade”, explica Fabio de Paula, diretor de Negócios da Intel Brasil. “A nuvem é a tendência mais importante para um futuro inteligente e conectado; é a grande ruptura do mercado corporativo”, declara.

Infraestrutura Hiperconvergente

“Tanto para as pequenas e médias empresas, que necessitam expandir sua capacidade de armazenamento, como para as grandes corporações, que buscam consolidar e simplificar a gestão, a infraestrutura hiperconvergente pode ser a melhor solução. Desde que devidamente dimensionada, ela permite alcançar os objetivos desejados de forma simples e ágil, sem perda de eficiência”, destaca Marcelo Kawanami, analista senior da Pyramid Research.

Apesar de similares, as infraestruturas hiperconvergentes apresentam uma abordagem diferente das infraestruturas convergentes. Nas hiperconvergentes o armazenamento é baseado em software defined storage, criando um conjunto compartilhado de armazenamento. Isso permite acesso a todos os componentes do sistema e elimina silos de armazenamento, otimizando e racionalizando recursos de infraestrutura.

Cisco Hyperflex

A Cisco desenvolveu um sistema que simplifica a automação baseando-se em políticas de rede, computação e armazenamento, ampliando o conjunto de aplicações corporativas. O Cisco HyperFlex supera a primeira geração de soluções de hiperconvergência, já muito limitada em termos de desempenho, flexibilidade e simplicidade operacional exigidas pelo ambiente de TI de micro serviços, contêineres, aplicações e cloud. Isso expande o portfólio da Cisco de infraestruturas completas definidas por software – em computação, com o UCS; em redes com a ACI e soluções SDN; e agora com o Hyperflex para o armazenamento.

 

Designed by NeoWare