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2017-08-25

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O MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO DO MERCADO !!

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Enfrente as crises implementando o Programa 5 S

De forma cíclica, o mundo sempre está  em crise. Para enfrentar isso, o Programa 5 S pode ser uma solução   bastante viável. Ele tem aplicabilidade em quaisquer tipos de empresas e  traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições  de trabalho, saúde, higiene e traz eficiência e produtividade. Nas organizações  que implantaram o programa, a solução não foi somente a aplicação dos  conceitos, mas a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitação  de que cada uma delas é importante para melhorar o ambiente de trabalho, a  saúde física e mental dos trabalhadores e o programa de qualidade.

Para o Especialista Manoel Porta, diretor da MP  Consultoria, dessa forma, é possível eliminar o desperdício  (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método 5S.

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1.º S – SEIRI –  SENSO DE UTILIZAÇÃO

CONCEITO:  “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.

É essencial  saber separar e classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da seguinte  forma:

  • o que é usado  sempre: colocar próximo ao local de trabalho.

  • o que é usado  quase sempre: colocar próximo ao local de trabalho.

  • o que é usado  ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local de trabalho.

  • o que é usado  raramente, mas necessário: colocar separado, em local determinado.

  • o que for  desnecessário: deve ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço  necessário e atrapalha o trabalho.

2.º S – SEITON –  SENSO DE ARRUMAÇÃO

CONCEITO:  “identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar  facilmente”.

  O objetivo é  identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente  o que precisa e a visualização seja facilitada. Nesta fase é importante:

  • padronizar as  nomenclaturas.

  • usar rótulos e  cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padrão.

  • guardar  objetos diferentes em locais diferentes.

  • expor  visualmente os pontos críticos, tais como extintores de incêndio,

locais de alta  voltagem, partes de máquinas que exijam atenção, etc.

  • determinar o  local de armazenamento de cada objeto

  • onde for  possível, eliminar as portas.

  • Não deixar  objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoção no local.

3.º S – SEISO –  SENSO DE LIMPEZA

CONCEITO:  “manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo  a não sujar”.

Cada pessoa deve  saber a importância de estar em um ambiente limpo e dos benefícios de ambiente  com a máxima limpeza possível. O ambiente limpo traduz qualidade e segurança. O  desenvolvimento do senso de limpeza proporciona:

  • Maior  produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho.

  • Evita perdas e  danos de materiais e produtos.

Para isto, é  importante que o pessoal tenha consciência e habitue-se a:

  • Procurar limpar  os equipamentos após o seu uso, para que o próximo a usar encontre-o limpo.

  • aprender a não  sujar e eliminar as causas da sujeira.

  • definir  responsáveis por cada área e sua respectiva função.

  • manter os  equipamentos, ferramentas, etc., sempre na melhor condição de uso possível.

  • Após usar um  aparelho, deixá-lo limpo e organizado para o próximo utilitário.

  • Cuidar para  que se mantenha limpo o local de trabalho, dando atenção para os cantos e para  cima, pois ali acumula-se muita sujeira.

  • Não jogar lixo  ou papel no chão.

  • Dar destino  adequado ao lixo, quando houver.

4.º S – SEIKETSU  – SENSO DE SAÚDE E HIGIENE

CONCEITO:  “manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene”.

Higiene é  manutenção de limpeza, e ordem. Quem exige qualidade cuida também da aparência.  Em um ambiente limpo, a segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo não  pode fazer ou vender produtos ou serviços de qualidade O pessoal deve ter  consciência da importância desta fase, tomando um conjunto de medidas:

  • ter os três  S’s previamente implantados.

  • capacitar o  pessoal para avaliem se os conceitos estão sendo aplicados realmente e  corretamente.

  • eliminar as  condições inseguras de trabalho, evitando acidentes ou manuseios perigosos

  • humanizar o  local de trabalho numa convivência harmônica.

  • difundir  material educativo sobre a saúde e higiene.

  • respeitar os  colegas como pessoas e como profissionais.

  • colaborar,  sempre que possível, com o trabalho do colega.

  • cumprir  horários.

  • entregar  documentos ou materiais requisitados no tempo hábil.

  • não fumar em  locais impróprios, etc.

5.º S – SHITSUKE  – SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

CONCEITO: “fazer  dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s’s num  modo de vida”.

Atitudes  importantes:

  • Usar a  criatividade no trabalho, nas atividades.

  • Melhorar a  comunicação entre o pessoal no trabalho.

  • Compartilhar  visão e valores, harmonizando as metas.

  • Treinar o  pessoal com paciência e persistência, conscientizando-os para os 5s’s .

  • De tempos em tempos  aplicar os 5s’s para avaliar os avanços.

É importante  cumprir os procedimentos operacionais e os padrões éticos da empresa, sempre  buscando a melhoria. A autodisciplina requer a consciência e um constante  aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. A consciência da qualidade é  essencial.

A  prática do 5 S

Cada pessoa deve  saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar  disponível. Eliminando-se o que não é útil, pode se concentrar apenas no que é  útil. Deve se dar atenção a tudo que estiver dentro do ambiente de trabalho  (máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis, etc.) e definir o que é  necessário através de instruções claras para que todos possam separar o útil do  inútil. Algumas perguntas podem ser elaboradas para direcionar o processo:

  1. O que pode  ser jogado fora e o que deve ser guardado?

  2. O que pode  ser útil para outro setor ?

  3. O que pode  ser consertado ?

  4. É possível  trabalhar de forma mais econômica, racionalizando o  tempo?

Após colocar em  um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros  setores para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes  interessar. Analisar como as coisas estão guardadas, onde e por quê. Arrumação  é importante para agilizar o acesso aos documentos e outras coisas em seus  devidos lugares. Administrar bem o patrimônio é essencial, principalmente no  que se refere a organização e identificação de :

  • laudos,

  • relatórios,

  • atas ,

  • documentos em  geral,

  • pareceres,

  • dados  estatísticos,

  • arquivos e  pastas de documentos.

Sempre que  possível, eliminar ou diminuir o processo burocrático de ações ou documentos,  procurando aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessário. Cada um deve  ficar responsável pelo seu espaço, sem prejudicar o espaço do outro. Sempre  deve-se questionar se algo está bom o suficiente ou se é possível ser  melhorado.

Um  roteiro de como implantar o 5 S, segundo o consultor Manoel Porta

Equipe de  implantação

Formada por três  ou quatro pessoas, no mínimo, de diferentes setores da instituição e uma pessoa  da alta administração. A equipe tem que ter disponibilidade para conduzir o  processo, orientar, esclarecer dúvidas e fazer visitas rotineiras de  acompanhamento.

Planejamento

Equipe de implantação  pode elaborar um cronograma, um plano de orientação, determinar as ferramentas  que serão utilizadas e dividir as atividades. As tarefas e as responsabilidades  devem ser distribuídas e todos devem se comprometer com os prazos de  cumprimento.

Fotos e  registros

É importante  registrar a situação atual da organização, em todas as áreas, especialmente  onde forem percebidas necessidades de melhoria. Posteriormente, a equipe deve  se reunir e discutir as falhas, as ações corretivas, dar sugestões de melhoria  baseadas nas fotos. É importante a opinião de cada um, principalmente por quem  pertence a áreas diferentes na empresa.

Reunião

A equipe pode  convidar o pessoal da instituição para uma reunião, compartilhar os dados e  mostrar o compromisso e a disposição para implantar o método. Nesta reunião, a  equipe pode iniciar o trabalho de conscientização do pessoal, da importância do  programa 5S para a melhoria do trabalho. A equipe também pode explicar os  objetivos do trabalho, mostrar as vantagens do programa e os benefícios.

Implantação

Após esta  reunião de sensibilização do pessoal com a equipe responsável, o programa  começa a ser efetivamente implantado. As responsabilidades são divididas de  acordo com as áreas de trabalho, bem como os mapas de acompanhamento do  trabalho. Em casa fase, o pessoal envolvido deve se reunir para definir as  atividades, esclarecer as dúvidas, citar exemplos, etc. A interação da equipe  com o pessoal envolvido é importante, para que não fiquem dúvidas a respeito do  programa e para que tudo corra bem na fase seguinte.

Acompanhamento

A equipe  organizadora planeja e se organiza para fazer visitas nas áreas de implantação  com pelo menos um membro da equipe organizadora supervisionando a visita. Nas  visitas, os quesitos necessários para a implantação do programa devem ser  acordados, conforme a orientação do colaborador. Os pontos positivos, como os  negativos devem ser apontados, pois o pessoal deve ser motivado a seguir as  orientações. O ideal é que a equipe faça um mapa de acompanhamento mensal para  verificar os benefícios, os resultados, as mudanças. É essencial que todos  sigam o programa, desde os gerentes e diretores aos técnicos de apoio.

  Importante dizer  que implantar o programa não é apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e  seus conceitos. Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento do  pessoal.

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