+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Brasileirão: sistema de monitoramento auxilia PM e incentiva retorno dos torcedores aos jogos no Estádio Serra Dourada
2015-05-14

O Brasileirão   teve início e, com ele, são retomadas discussões sobre alternativas capazes de   minimizar a o número de brigas e ocorrências diversas nos estádios, que tanto   contribuem para afastar torcedores. O Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), é   um exemplo de que é possível controlar as situações e trazer de volta os   torcedores aos jogos. Parte do sucesso é creditado a sistema de vídeo   monitoramento, que auxilia PM no equacionamento e na prevenção de ocorrências. 

O texto abaixo   traz informações sobre o sistema, com entrevistas com o administrador do estádio   e o responsável pelo patrulhamento em dias de jogos.

Informações   também estão disponíveis em vídeo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1nUHYj8Reeo

Estádio Serra Dourada: sistema de monitoramento Avigilon auxilia PM e   incentiva retorno dos torcedores aos jogos

Inaugurado em 9 de março de 1975, o Estádio do Governo do   Estado de Goiás (localizado em Goiânia e popularmente conhecido   como Estádio   Serra Dourada) desde maio de 2014 está com novo sistema de vídeo   monitoramento digital de alta definição da Avigilon, fornecido pelo Grupo   Policom e implementado pela I9 Tecnologia e Serviços, que atende as exigências   do Estatuto do Torcedor quanto à sensação de segurança que deve ser   proporcionada aos frequentadores.

Monitorar a entrada e saída de torcedores no estádio,   identificar qualquer tipo de delito ou situação suspeita – brigas, consumo e   tráfico de entorpecentes, materiais arremessados ao campo – é o objetivo da   solução de CFTV IP, que ao monitoramento agrega a identificação de todos os   torcedores que adentrarem ao estádio através da biometria facial, funcionando,   desse modo, como ferramenta de suporte à Polícia Militar, que responde pelo   patrulhamento nos dias de jogos.

Parte do projeto de modernização desse estádio, o sistema de   videomonitoramento, além de ser de alta resolução, criptografa as imagens que,   desse modo, “podem ser usadas como prova em algum processo judicial”, informa   Itamir Campos Arantes Júnior, “Gueroba”, diretor de Infraestrutura Turística e   Esportiva da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop),   administrador do Serra Dourada.

“O sistema nos revelou problemas que até desconhecíamos, como   uso e tráfico de drogas. A partir do monitoramento pudemos perceber o quanto   essas ações eram agressivas e, em conjunto com os órgãos de segurança do Estado,   podemos fazer a coibição dessa prática ilícita não só no perímetro interno   quanto no externo, que compreende estacionamento e ruas vizinhas, pois o sistema   abrande área no entorno do estádio”, afirma Gueroba.

Essa informação é confirmada   pelo Major Clauber Freitas Andrade, comandante do Batalhão de Eventos da Polícia   Militar do Estado de Goiás. Comemorando a escolha pelo sistema Avigilon, fala   que a solução Avigilon “realmente veio ajudar no uso contra a violência e   minimizar muitos problemas que aconteciam dentro e fora do estádio Serra Dourada   e não eram detectados, porque o sistema antigo era   ineficaz”.

O sistema instalado substituiu o anterior, que era analógico,   com ganhos diversos, “como definição e qualidade das imagens, que é 10 vezes   superior a que tínhamos antes, capacidade de backup e agilidade no acesso às   imagens, além de benefícios para os frequentadores, os operadores e a Polícia   Militar”, garante Walter Gonçalves de Macedo Júnior, operador do monitoramento   eletrônico do Serra Dourada, destacando a rapidez de transmissão das imagens   devido à interligação em fibra óptica entre cada uma das câmeras e o Centro de   Controle e Monitoramento.

Gueroba destaca também a   importância do sistema de videomonitoramento para todos que trabalham no Serra   Dourada durante um jogo ou um evento, “porque hoje não tem ponto cego no   estádio, tudo está sendo gravado e monitorado, desde ações operacionais,   policiais e administrativas, até o comportamento dos   frequentadores”.

Frisando a satisfação da PM   com o sistema, o Major Clauber garante que, nesses quase seis meses de operação,   há vários exemplos de que esse monitoramento “nos ajudou a interceptar, detectar   e fazer detenção e apreensão de pessoas, dentro e fora do estádio, portando   drogas e cometendo atos de violência”. Faz, também, uma reivindicação:   “Esperamos novas câmeras para auxiliar ainda mais o trabalho da PM, que está   aqui para ajudar”.

Ao coibir atos de vandalismo,   agressões físicas e tráfico de drogas, com registro de termo circunstancial de   ocorrência segundo entendimento da autoridade competente, o sistema de CFTV IP,   proporciona o retorno daqueles frequentadores que se afastaram com receio da   violência. A volta do público, em breve, ganhará nova aliada: a setorização do   estádio. Com isso, “finalizaremos o quesito segurança, que foi elencado como   prioritário pelo apelo social. Na sequência, investiremos em conforto e   acessibilidade”, revela o administrador do Serra Dourada.

O sistema do Serra Dourada

Composto por 19 câmeras full HD – duas de 29 MPx voltadas   diretamente para os locais onde ficam as torcidas organizadas, oito Dome de 2   MPx, nove Bullet IP outdoor de 2 MPx e de 5 MPx – o sistema roda sobre rede de   fibra óptica com 1,8 km de extensão e conta com equipamentos ativos de rede   acondicionados em dois racks (de 42Us e 36 Us), 14 conversores de mídia ópticos   software de gerenciamento Avigilon Control Center 5.0, servidor e gravador   digital de  imagens NVR Avigilon com 15 TB, software de biometria facial,   estações de trabalho, sistemas operacionais, sistema de vídeo wall formado por   três monitores LED de 42 polegadas, duas estações de trabalho com quatro   monitores Dell LED de 23”, adequação da infraestrutura do Centro de  Controle e   Monitoramento (CCM) e infraestrutura necessária para fixação das   câmeras.

Além do projeto e da instalação, a I9 Tecnologia respondeu   pela configuração do sistema, treinamento dos operadores e implantação da   infraestrutura, que foi implementada de forma totalmente independente de   qualquer ligação lógica e elétrica do estádio. Isso foi necessário “devido à   infraestrutura existente datar da época de construção do estádio Serra Dourada,   há quase 40 anos, e, por isso, não atendia as necessidades do novo sistema.”,   esclarece ressalta Eduardo Mendanha, diretor Comercial da I9.

As câmeras cobrem todo o anel interno do estádio e foram   posicionadas nos principais locais de grande fluxo de pessoas e nas áreas   críticas de segurança tais como: anel interno de circulação das arquibancadas e   cadeiras, arquibancadas Norte e Sul, setores de cadeiras Norte e Sul, tribuna,   áreas de acesso da tribuna e de Imprensa, além das catracas de acesso às   arquibancadas, demais dependências e áreas de concentração dos   torcedores.

Como explica Humberto Henrique Amorim, diretor operacional da   I9 e responsável técnico pela execução da obra, a rede para transmissão das   imagens captadas pelas câmeras Avigilon “foi projetada em fibra óptica atendendo   cada ponto de câmera individualmente, a partir da sala de monitoramento.   Totalmente dedicada a esta aplicação, a infraestrutura não tem nenhum contato   físico com a rede local do prédio. Criamos um anel interno e outro externo, na   marquise superior, sem nenhuma interligação com os outros sistemas do estádio”.   Há um sistema de nobreak protetor de surto dimensionado para suportar as câmeras   por 45 minutos caso haja falta de energia.

Soluções Avigilon

As câmeras speed dome e fixas da Avigilon são de alta   definição e atendem o padrão H.264 para compressão de vídeo,   possuem scan CMOS progressivo e foram projetadas para diversas aplicações de   vigilância. Contam com lentes varifocais integradas e totalmente motorizadas   para fácil instalação e alta qualidade de imagem. Transmite imagens 100BASE-TX   usando tecnologia H.264, o que resulta no consumo de menor largura de banda e em   menor espaço possível para armazenamento com vídeos em alta taxa de quadros,   enquanto entrega qualidade de imagem superior.

Câmera de 29   MPx -  Este modelo de câmera HD   Pro de 29 MPx, que substitui até 95 câmeras VGA convencionais e oferece imagens   de alta definição e alta resolução, sendo especialmente indicada para grandes   áreas abertas, como estádios, arenas esportivas, monitoramento de vias públicas,   praças, sites de construção civil, saguão de aeroportos, rodoviárias, grandes   estacionamentos, áreas externas de portos e aeroportos etc.

De alta sensibilidade, com elevados níveis de claridade,   resolução e nitidez, essas câmeras cobrem ampla faixa dinâmica e fazem   scaneamento progressivo, atendendo as mais exigentes aplicações de vigilância.   Transmitem imagens em 100BASE-TX, usando tecnologia JPEG2000 de compressão   progressiva de forma a ocupar a menor banda possível e permitir a mais eficiente   armazenagem de imagens do mercado, sem perder qualidade de imagem. Além disso,   são Power over Ethernet, 24 VAC ou 12 VDC, e contam   com interface de E/S externa e RS-485.

O sistema avançado de aquisição de imagem da câmera ajusta   automaticamente o tempo de exposição e a abertura da íris para assegurar que   toda a evidência disponível seja capturada através da gama total de cenas   diurnas e noturnas. A tecnologia de montagem aplicada a esses equipamentos torna   as câmeras compatíveis com uma ampla seleção de   suportes de lentes Canon® EF.

Além disso, a câmera de 29 MPx possui sensor de scaneamento progressivo CCD de 29 megapixels e   transmite 2 imagens por segundo com resolução total.

Câmeras   Bullet - Já a linha de câmeras HD   Bullet da canadense Avigilon possui inúmeras vantagens, como lente motorizada de   foco automático e totalmente preparada para ambiente externo por possuir   proteção IP66.

Disponíveis com 1 MPx, 2 MPx, 3 MPx e 5 MPx, apresentam   desempenho acima da média em ambientes externos e escuros, dispensando fonte   visível de luz, e são disponíveis com duas opções de lente: de 3 mm a 9 mm e de   9 mm a 22 mm.

Essa família de câmeras Bullet transmite as imagens no   protocolo H.264, o que resulta no consumo de menor largura de banda e em menor   espaço possível para armazenamento com vídeos em alta taxa de quadros, enquanto   entrega qualidade de imagem superior. Essa característica também torna as   câmeras compatíveis com qualquer hardware ONVIF do mercado.

Outro destaque das câmeras HD Bullet da Avigilon é a função   de IR adaptativo, largura de cena, que, com 160 PPM (pixel por metro), varia   entre 9 m a 12 m para as câmeras de 1 MPx e de 18 m a 22 m no caso das câmeras   de 5 MPx. Além disso, nas versões 1 MPx e 2 MPx, as câmeras trabalham, com 30   frames por segundo (fps) e, nas de 3 MPx e 5 MPx, 20 fps e 13 fps,   respectivamente.

Todas as câmeras Bullet da Avigilon possuem zoom e foco   remoto. Nelas, o ajuste de intensidade do IR é automático, assim como os níveis   de iluminação, assegurando iluminação constante independentemente das condições   de cena, permitindo visualização de detalhes da imagem.

Como são ONVIF, utilizam a plataforma H3 da Avigilon, que é   vista como a próxima geração de H.264 por oferece recursos melhorados de   gerenciamento de Stream de Alta Definição (HDSM), que suporte maiores resoluções   e melhora o desempenho em low-light.

ACC 5.0 - O software de monitoramento Avigilon Control   Center 5.0 permite a gravação de toda a área de abrangência da câmera fixa.   Desse modo, quando o operador aplica zoom digital, seja no vídeo ao vivo ou   gravado, o restante da cena permanece sendo captado pela câmera, resultando em   imagens sem perdas.

Além disso, esse gravador digital é fácil de operar e permite   visualizar até 36 cenas por monitor, é totalmente em português e conta com   gerenciamento de stream de alta definição (HDSM), que comprime e preserva a   qualidade da imagem com eficiência, enquanto gerencia a transmissão de imagens   HD através do sistema Avigilon – enviando somente os trechos solicitados de   imagens às workstations do operador. Vale ressaltar que essa tecnologia entrega   qualidade de imagem excepcional enquanto oferece economia substancial de largura   de banda, permitindo aos operadores a utilização de workstations de configuração   acessível, com consequente redução de custos.

Esse aplicativo permite aos profissionais de segurança se   conectarem ao software de gerenciamento de vídeo em rede Avigilon Control Center   (NVMS), inclusive sobre qualquer rede IP wireless com equipamentos Apple –   incluindo iPad, iPhone e iPod Touch – e soluções com sistema Android. Desse   modo, de qualquer local é possível visualização remota de vídeo ao vivo e   gravado, encurtando o tempo de resposta a incidentes.

Sobre a I9 Tecnologia e Serviços

A I9 Tecnologia e Serviços (www.i9tecno.com.br) iniciou suas atividades   em abril de 2011 voltada para atuação no mercado de licitações para órgãos   públicos, nas áreas de informática, eletroeletrônicos, sistema de transmissão   via internet, serviço de OCR, monitoramento urbano, CFTV e outros, sempre com   projetos direcionado às áreas de segurança eletrônica. Focada em inovações,   qualificações e certificações visando ao aprimoramento dos serviços prestados a   fim de obter êxito neste segmento, a empresa atua com transparência, ética, profissionalismo, respeito e   eficiência na busca pela excelência no atendimento e comprometida com os   resultados de seus clientes.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência   no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado   direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV   IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas   Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São   Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo   representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de   Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 2010, inaugurou o Policom   Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom   das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita   dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística   em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece   suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais   participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros,   mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às   melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos   engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160   colaboradores.

Designed by NeoWare